sábado, 5 de janeiro de 2013

HORTELÃ PIMENTA



O Hortelã-pimenta é uma planta aromática com propriedades medicinais conhecida popularmente também pelos nomes de Hortelã-das-cozinhas ou hortelã-pimenta-bastarda, é uma erva facilmente cultivada em países com clima moderado.

Indicações

Cãibras e dores nos nervos e pescoço; problemas gastro-intestinais relacionados ao pâncreas; secreção nas vias respiratórias superiores.

Propriedades

Ação antiespasmódica; estimulante da secreção biliar; estimulante da circulação sanguínea.

Modo de uso

Para fins medicinais são utilizadas as folhas da planta.
Uso tópico: Utilize o óleo de hortelã pimenta morno para fricção externa no pescoço, nas têmporas em caso de odres de cabeça; assim como em dores nos nervos.
chá: Adicione 15 g da planta em cada 250 ml de água fervente e beba ainda morno.
Culinária: Pode ser utilizada em pratos gordos e pesados uma vez que facilita a digestão. é muito utilizada também como enfeite nas sobremesas ou sopas.

Contra-indicações

Durante amamentação; crianças com menos de 7 anos; em casos de gastrite ou úlceras estomacais.
No caso de uso externo não permitir contato com os olhos.
Referência: www.tuasaude.com

24 comentários:

  1. Aqui entre nós, no Piauí, é conhecida como malva do reino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu conheço como hortelã grosso sou de Salvador Bahia

      Excluir
  2. É um tempero maravilhoso, para carne de porco.

    ResponderExcluir
  3. vou experimentar... tenho no quintal....

    ResponderExcluir
  4. A que no pernambucano e conhecida como malvão.

    ResponderExcluir
  5. Em caso de suspeita de gravidez pode tomar o cha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é recomendado para mulheres grávidas no entanto na suspeita da gravidez, não é aconselhável

      Excluir
  6. Planta maravilhosa, tenho no meu quintal e a utilizo sempre, pra vários fins.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esta planta ótima para curar tosse

    ResponderExcluir
  8. Tenho cãibras e bom pra melhorar ?

    ResponderExcluir
  9. Aqui é conhecida como hortelã da Folha larga

    ResponderExcluir
  10. Aqui no meu ceara e conhecido como malvarisco muito bom para dores nos ovários

    ResponderExcluir
  11. A folha de da minha e lisinha , nao e como malva ,ai eu fico na dúvida de se e mesmo o hortelã pimenta beijos.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em Carpina PE conheço por hortelã grauda

    ResponderExcluir
  13. estou usando o óleo de hortelã pimenta p cheirar dá um alívio na respiração

    ResponderExcluir
  14. Esse é um remedio maravilho p bebe cm dor de ouvido basta esquentar uma colher e passar nele ate muxalo e em seguida pingar no ouvido de 1 a 2 gotas

    ResponderExcluir
  15. Eu conheço desde a infância como hortelã Pimenta.Minha sempre colocava na carne moída acebolada e no quibe.delicioso

    ResponderExcluir
  16. Eu conheço desde a infância como hortelã Pimenta.Minha mae sempre colocava na carne moída acebolada e no quibe.delicioso

    ResponderExcluir
  17. Sou de Aracaju se em cda região é conhecido pelo um nome ,só sei q tem várias utilidade.

    ResponderExcluir
  18. Eu conheço desde criança como hortelã pimenta, uso em caso de gripe, tosse, dor de garganta, descongestionante... Frutal MG

    ResponderExcluir